
O amor que tenho é o que dou
Capítulo 11, item 8
“... No seu início, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, só tem
sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor,
não o amor no sentido vulgar do termo, mas este sol interior...”
(Capítulo 11, item 8.)
Somente se dá aquilo que se possui. Como, pois, exigir amor de alguém que
ainda não sabe amar?
Como requisitar respeito e consideração de criaturas que não atingiram o
ponto delicado do sentimento que é o amor?
Quem dá afeto recolhe a felicidade de ver multiplicado aquilo que deu, mas
somente damos de conformidade com aquilo de que podemos dispor no ato da
doação.
Há diversidades de evolução no planeta. Homens mal saídos da primitividade
campeiam na sociedade moderna, ensaiando os primeiros passos do instinto natural
para a sensibilidade amorosa.
Eis aqui uma breve relação de sintomas comportamentais que aparecem nas
criaturas, confundindo o amor que liberta e deseja o bem da outra pessoa com a
atração egoísta que toma posse e simplesmente deseja:
— Há indivíduos que, para conquistar os outros e convencê-los de suas
habilidades e valores, contam vantagens, persuadindo também a si mesmo, pois
acreditam que para amar é preciso apresentar credenciais e louros, satisfazendo
assim as expectativas daqueles que podem aceitá-lo ou recusá-lo.
— Há criaturas que tentam amar comprando pessoas, omitindo e negando suas necessidades e metas existenciais, abandonando tudo que lhes é mais caro e
íntimo e depois, por terem aberto mão de todos os seus gostos e desejos, perdem o
sentido de suas próprias vidas, terminando desastrosamente seus relacionamentos.
— Alguns delegam o controle de si mesmos aos outros, cometendo assim,
em ―nome do amor‖, o desatino de renunciar ao próprio senso de dignidade,
componente vital à felicidade. Não é de surpreender que vivam vazios e torturados,
pois tornaram-se ―um nada‖ ao permitirem que isso acontecesse.
— Outros tantos usam da mentira, encobrindo realidades e escondendo
conflitos.
Convictos de que têm de ser perfeitos para ser amados, temem a verdade
pelas supostas fraquezas que ela possa lhes expor diante dos outros. Acabam
fracassados afetivamente por falta de honestidade e sinceridade.
— Certas criaturas afirmam categoricamente que amam, mas tratam o ser
amado como propriedade particular. Por não confiarem em si mesmas, geram
crenças cegas de que precisam cuidar e proteger, quando na realidade sufocam e
manipulam criando um convívio insuportável e desgastante.
Uma das características mais tristes dos que dizem saber amar é a atitude
submissa dos que nunca dizem ―não‖, convencidos de que, sendo sempre passivos
em tudo, receberão carinho e estima. Esse tipo de comportamento leva as pessoas a
concordar sempre com qualquer coisa e em qualquer momento, trazendo-lhes
desconsideração e uma vida insatisfatória.
Requisitar dos outros o que eles ainda não podem dar é desrespeitar suas
limitações emocionais, mentais e espirituais, ou seja, sua idade evolutiva.
Forçar pais, filhos, amigos e cônjuge a preencher o teu vazio interior com
amor que não dás a ti mesmo, por esqueceres teus próprios recursos e
possibilidades, é insensato de tua parte.
É dando que se recebe; portanto, cabe a ti mesmo administrar tuas carências
afetivas e fazer por ti o que gostarias que os outros te fizessem.
Não peças amor e afeto; antes de tudo, dá a ti mesmo e em seguida aos
outros, sem mesmo cobrar taxas de gratidão e reconhecimento. Importante é que
sigas os passos de Jesus na doação do amor abundante, sem jamais exigi-lo de ninguém e sem jamais esquecer que és responsável pelos teus sentimentos.
Quanto aos outros, sejam eles quem for, responderão por si mesmos
conforme o seu livre-arbítrio e amadurecimento espiritual.

É urgente que os mais jovens sejam educados para o Amor.
ResponderExcluirNossa ideia de Amar está atrelada ao sofrimento _Dor _Tristeza_ saudade.
Hoje sabemos que só temos o que damos e só damos o que temos.Parece confuso pois é novidade para nosso entendimento;para os jovens,se educados neste pensar, as coisas serão mais fáceis que para mim com certeza.
Vamos tratar de transmitir esses novos conhecimentos...Lena